15.7.09

***Fundadora: Aimée Semple Mcpherson (1890-1944)***

Vamos falar um pouco sobre a vida dessa pessoa que foi nada mais, nada a menos que a fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular(IEQ).

Introdução

Aimée Kennedy nasceu numa pequena fazenda perto de Ingersoll, Ontário, no Canadá, no dia 9 de outubro de 1890. Era filha única da sua família, e seus pais se chamavam James e Minnie Kennedy. Viveu nessa cidade toda a sua infância e adolescência.

Aimée Criança

Na sua adolescência, Ela se interessou mais pelos programas sociais e recreativos de igreja que freqüentava, que era a Igreja Metodista, onde ela usava seus talentos criativos nas apresentações teatrais nessa igreja.

Mas o cinema, patinação no gelo, romances e bailes foram as diversões que começaram a tirar Ela da Igreja.

Com 17 anos,enquanto cursava o colégio, ela ficou fascinada com os ensinamentos da teoria da evolução, mesmo ela sendo de uma família evangélica, começando assim a duvidar da palavra de Deus quanto a respeito da criação do homem. Nisso ela, com essas duvidas no coração, acabou ela em até a discutir com os seus pais a respeito desse assunto, ficando assim muito triste.

Conversão

Determinada então a tirar suas duvidas, ela ajoelhou em frente da janela do seu quarto, olhando a paisagem, que era apenas neve que ela via, então pensou:

"Certamente deva existir um grande criador que fez tudo isso".então ela levantou os seus olhos para o céu e disse: "Oh Deus, se ha um Deus, revele-se a mim" Em 2 dias Deus lhe respondeu essa oração.

No dia seguinte, passando pela cidade com o seu pai, Aimée viu uma placa anunciando um culto de avivamento num grande salão. A pedido dela, seu pai a levou nesse culto, e lá estava pregando o jovem pregador Robert Semple. A intenção dela não era prestar tanta atenção no culto e sim se divertir, mas quando o evangelista abriu a palavra de Deus ( At 2:38), sobre o plano de salvação e sobre o batismo com o espírito Santo ela ficou convicta do seu pecado. De repente o evangelista Robert parou de falar o inglês e começou a falar em uma língua estranha guiado pelo espírito Santo, e ele estava com os seus olhos fechados e com as suas mãos estendidas em direção à Aimée. Não teve interpretação naquele dia, mas Aimée sentiu Deus falar assim com ela: "Tu és uma pobre perdida e miserável pecadora, merecedora do inferno". Imediatamente ela saiu do culto, e foi assistir a uma peça de natal, que era de sua autoria. Ela mesmo descreveu os eventos que seguiram com essas palavras: "Não sei como terminei o ensaio naquela noite,mas eu sei que por três dias lutei com a mais terrível convicção de pecado e da minha necessidade de Deus. No terceiro dia, sozinha, voltando do colégio de trenó, a convicção era maior que eu podia agüentar. Levantando minhas mãos eu clamei em alta voz: SENHOR DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE MIM, PECADORA! Imediatamente o peso se foi; gloria e alegria subiram em meu coração e transbordavam em louvores através dos meus lábios; lagrimas rolavam pelas minhas faces e eu comecei a cantar: Toma a minha vida e deixe-a ser consagrada, Senhor, a Ti: toma os meus lábios e deixa-os cantar sempre, somente ao meu Rei! Agora Já se foram as canções mundanas; toma as minhas mãos e deixe-as moverem-se pelo impulso de teu amor! então não haverá mais musica mundana tocada pelas minhas mãos ; toma meus pés para ti; já acabou para mim o salão de baile e tudo que ele para mim representava".

A convicção dela foi completa. Aimée então correu para casa, pegou tudo o que tinha de coisas mundanas(Discos, romances), e queimou tudo, explicando para seu pai porque estava fazendo aquilo.

Chamada para servir e batismo com o espírito Santo

Depois da sua conversão, ela, com uma alegria intensa, que um dia sentiu uma vontade intensa de ganhar almas. então ela procurou sobre esse assunto na bíblia, e achou no livro de Atos, que o segredo era o batismo com o espírito Santo. Nisso , Aimée passou a buscar insaciavelmente o batismo com o espírito Santo, perdendo vários dias no colégio, e freqüentando uns cultos de oração na casa de uma irmã que era de uma igreja chamada "Missão petencostal", onde Aimée ouvia o evangelho. Um dia, a mãe de Aimée recebeu uma carta do colégio dizendo Que ela estava faltando muito, nisso a mãe de Aimée a proibiu de ir nesses cultos, chamando até o povo da missão de fanáticos.

Na semana seguinte, Aimée conseguiu chegar na cidade, apesar da neve que estava caindo. Resolveu então não ir ao colégio, mas ir ao culto na casa da irmã da missão.Elas oraram então juntas, pedindo ajuda a Deus, para que Aimée ficasse na cidade até receber o batismo. O Senhor ouviu a oração e a neve começou a cair numa tempestade muito forte. Ela orou todo o dia, e quando saiu para pegar o trem para casa, descobriu que os trens estavam parados, as linhas telefônicas interrompidas e as estradas intransitáveis. Essas condições prevaleceram por uma semana, e Aimée ficou na casa da irmã todo esse tempo, orando e buscando a Deus, de dia e de noite.

Na sexta-feira ela ficou na presença do Senhor ate a meia-noite. Foi dormir e levantou no sábado antes de todo o mundo da casa, foi para sala, e começou a orar de joelhos e pedindo a Deus o batismo. De repente veio nela uma alegria muito grande em seu coração, e Aimée com os olhos fechados teve uma visão do mundo, como um vasto campo de trigo. já branco para a ceifa. Ainda em oração , o trigo começou a transformar-se em rostos humanos, as folhas em mãos levantadas e o Senhor lhe disse: "Os campos já estão prontos para a ceifa. A seara é grande, mas os ceifeiros sãos poucos. Rogai ao Senhor da seara para que mande ceifeiros para a sua seara".Nisso o Senhor disse mais a ela: "Vais recolher o trigo, mas lembre-se que a foice é dada para cortar o trigo. Muitos ceifeiros usam a foice corretamente por apenas poucas horas, mas depois começam a cortar e marcar os seus colegas. Aplica-te a tarefa que esta perante ti; corte somente o trigo e recolhe os molhos preciosos."

Aimée nunca esqueceu isso, e naquele mesmo dia, ela foi batizada com o Espírito Santo.

já era meio-dia quando ela terminou a sua oração,e quando ela olhou para fora, Aimée viu que as ruas já não estavam mais com neve, e ela já podia voltar para casa, e ela escreveu mais tarde: "Dentro do meu coração ficaram duas convicções: A primeira é que o consolador tinha entrado para ficar e que eu teria que viver andando em consagrada obediência a Deus; A segunda é que eu tinha recebido uma chamada para pregar o evangelho eterno!".

Casamento e entrada no ministério

Depois dessa experiência, o evangelista Robert Semple voltou na cidade de Ingersoll, e no dia 22 de agosto de 1908, casou-se com Aimée. Juntos então entraram no ministério evangelístico, e nesse tempo ela recebeu o dom de interpretação de Línguas. Um dia Aimée estava no seu quarto orando, quando começou a falar em línguas, e no mesmo tempo ela recebeu a interpretação do que estava falando. Naquela noite, ela estava num culto e o Pastor Rev. Durhan deu uma mensagem em línguas, e Aimée recebeu a interpretação, mas por timidez, ela não pronunciou ao publico. No outro dia aconteceu a mesma coisa, mas com medo de que o Espírito podia se esfriar no coração dela, então ela falou ao publico,e Deus falou naquele lugar por intermédio dela.

Algum tempo depois, Aimée, assistindo uma serie de conferencias, caiu ela de uma escadaria e fraturou o pé. Ela foi no hospital e os médicos olharam e não deram muita esperança para ela, quanto a respeito da sua recuperação. Mesmo com dores, ela foi assistis a um culto com o mesmo Rev. Durhan, mas a dor era insuportável, sendo assim que ela voltou para casa. Mas no seu quarto, Aimée ouviu uma voz do Senhor que, se ela voltasse para lá e pedisse uma oração para o pastor, Deus ia cura-la. Nisso, pela fé ela foi lá, como o Senhor lhe havia ordenado, e ela foi milagrosamente curada.

Muito tempo depois, Aimée e seu marido foram numa missão para a China. Nesse tempo, os dois ficaram doentes de malaria, e conseqüentemente Robert Semple acabou falecendo, onde foi ele sepultado em Hong Kong.

Depois disso, tendo voltado para os Estados Unidos, alguns anos depois, casou-se Aimée com Harold Stewart Mcpherson. Desse casamento nasceu um filho, Rolf Kennedy Mcpherson, que foi presidente da igreja internacional( Internacional Church of the Foursquare Gospel) até o ano de 1988.

No novo lar que estava, Aimée se acomodou na obra de Deus, dedicando somente a sua vida no trabalho do lar. Mas Deus tinha um propósito na vida dela, e sempre Deus dizia em seu coração "Faze a obra". Mas ela não quis sendo que assim Deus lhe permitiu que ela começasse a adoecer. E Deus lhe dizia: " vai fazer a obra?". Mas ela recusava, e a sua doença ia lhe piorando cada vez mais, e Deus lhe falava no seu coração: "vai fazer a obra?". Mas ainda ela recusava, até que a sua doença piorou muito mais, a ponto que ela estava bem perto da sua morte, então Aimée respondeu ao Senhor: " Eu vou". Com essa atitude, rapidamente Deus a curou, e ai ela começou a fazer a obra.

As primeiras campanhas

A primeira campanha que Aimée fez foi na cidade de Mount Florest, no Canadá em 1915. Nesse salão, que onde eram realizados os cultos, Aimée se sentiu muito desapontada, pelo pouco numero de pessoas ali, ela teve uma idéia: Aimée saiu com uma cadeira para a rua, achou uma esquina movimentada da cidade, subiu na cadeira, fechou os olhos, abriu os braços e ficou quieta lá, em cima da cadeira. Quando Aimée percebeu que havia muitas pessoas à olhando, sem saber o que se passava, ela abriu os olhos e disse: "sigam-me". As pessoas a seguiram até o salão, mas antes de entrar no salão ela disse ao porteiro: "Quando todos estiverem aqui dentro, feche a porta e não deixe ninguém sair!" Realmente ninguém quis sair antes da pregação, que durou 40 minutos.

No outro dia, o salão ficou lotado de pessoas, e muitos não puderam entrar. A solução foi a remoção das pessoas para uma área livre, que ficava atrás do salão. veio naquele dia mais de 500 pessoas, e um avivamento muito grande naquele lugar.

Na primeira semana de trabalho, Aimée conseguiu uma oferta suficiente para comprar uma tenda. Ela foi numa loja, para comprar uma tenda usada. O vendedor dessa loja, que era desonesto, vendeu uma lona por um preço muito abaixo, só que a condição era que a tenda não podia ser tirada da sacola. Chegando no lugar dos cultos que ela fazia, Aimée abriu a lona e descobriu que a lona estava mofada e rasgada. Foi preciso remendar a tenda, que com esforço ficou pronta. No primeiro dia com a lona, devido o venta forte, a lona começou a rasgar-se, então Aimée orou a Deus que a lona não caísse no povo no horário do culto, e Deus ouviu a oração dela.

Cansada, depois de ter que consertar a lona de novo, resolveu Aimée cancelar o culto daquela noite, mas ao deitar, sua bíblia caiu no chão, e ficou aberta num versículo(Mt 16:25). Quando Aimée leu o versículo, foi rapidamente à tenda para fazer o culto. Antes de começar o culto, Aimée estava ainda cansada, mas depois do primeiro cântico, o cansaço se foi rapidamente. Pela obediência dela, naquela noite 18 fazendeiros se converteram ao Senhor.Aimée continuou essas campanhas em tendas, em varias cidades até 1918.

Em 1917 Aimée lançou uma revista camada "Bridal Call", com testemunhos, sermões, dentre outros artigos, e dentro de 3 meses a revista, que era de apenas 4 páginas, virou uma edição mensal de 16 páginas. Hoje essa revista se chama "The Foursquare World Advance" com noticias da IEQ, e com a tiragem mensal de 50.000 exemplares em todo o mundo.

Essas campanhas evangelísticas desses primeiros anos foram muito vitoriosas na vida da Aimée, porque Deus começou a usa-la como dom de cura divina. Uma noite ela pregou sobre o versículo "Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre"(Hb 13:8), mostrando que Ele vive e reina para todo sempre, para curar e batizar com o Espírito Santo. Aimée então viu uma pessoa que estava toda encurvada, e com as mãos e os pés deformadas. Essa mulher subiu ao púlpito, ajudada por algumas pessoas. Quando ela ficou de frente com Aimée, essa mulher aceitou a Jesus, e logo foi batizada no espírito Santo, e Deus, como não faz as coisas pela metade, essa mulher saiu daquele púlpito, curada, andando e glorificando a Deus.

As viagens transcontinentais (1918-1923)

Em 1918, Aimée Semple Mcpherson iniciou uma nova fase no seu ministério. Ela fez uma campanha em Los Angeles, Atravessando Continente norte. Ela tinha no seu carro pintado em dourado:" Carro do Evangelho" e "Jesus voltará, se prepare".

Entre 1918 a 1923, a irmã Mcpherson atravessou os Estados Unidos 8 vezes, fazendo 38 campanhas evangelísticas, com auditórios com de 3.000 a 16.000 pessoas sentadas. Em todas essas campanhas que eram realizadas sempre haviam pessoas que eram curadas e batizadas.

A Igreja do Evangelho Quadrangular

Durante a grande campanha na cidade de Oakland, na Califórnia, em 1922, Aimée Semple Mcpherson foi inspirada a chamar sua mensagem de QUADRANGULAR. Esta lhe foi revelada enquanto pregava sobre a visão de Ezequiel, dos quatro querubins com os quatro rostos que simbolizavam o quádruplo ministério do Senhor Jesus: O SALVADOR, O BATIZADOR COM O espírito SANTO, O GRANDE MEDICO E O REI QUE HÁ DE VOTAR. A sua mensagem nunca mudou, mas recebeu nova ênfase quando ele começou a proclamá-la com o nome dado por Deus, O EVANGELHO QUADRANGULAR.

No mesmo ano, em Los Angeles, Aimée comprou um terreno e começou a construção do templo Sede Internacional (Ângelus Temple). Foi um passo de fé, porque ela tinha apenas 5.000 dólares e a planta do templo dada por Deus. No dia 1º de janeiro de 1923, com capacidade para 5.000 pessoas o templo foi consagrado. Aimée dirigia pessoalmente 21 cultos por semana. Em apenas 5 meses, mais de 7.000 pessoas aceitaram a Jesus e mais de 1.200 pessoas foram batizadas.

Em 6/02/1924, Aimée consagrou a rádio KFSG, que até hoje proclama a palavra de Deus, com musicas evangélicas, mensagens e muito mais.

Trinta e três dia depois da inauguração do templo, no dia 6/02/1923, os primeiros alunos do Instituto de treinamento evangelístico e Missionário começaram os seus estudos. Em menos de2 anos o crescimento cresceu tanto, que foi necessário realizar as aulas em um salão com capacidade para 500 pessoas. O numero aumentou até que, em 1926, foi inaugurado um edifício de 4 andares para o Instituto Bíblico (LIFE BIBLIE COLLEGE), dedicado ao ensino bíblico e a preparação de obreiros.

Life Biblie College - Los Angeles

Life Biblie College East- Christianburg, Virginia Mount Vernon Biblie College- Mt Vernon, Ohio

Seu ministério terminou em 27/09/1944, enquanto ela estava em plena campanha em Oakland, a mesma cidade onde recebeu a visão do Evangelho Quadrangular. Seu filho, Rolf K. Mcpherson, assumiu a liderança da igreja da por diante, até 1988. Abaixo,Fotos de seu sepulcro.

0 comentários: